[Meu sabatismo de 24 horas]

.livre das amarras. atado a mim.


0:00
- Essas 24 horas sabáticas precisavam começar com uma meditação. Independente da crença, ou como chamem aquele que lança raios sobre a Terra, agradeça. Não sou religioso, mas acredito que há um equilíbrio de forças e energias nesse mundo, e somos o canal para a transferência. De olhos fechados, peço que haja piedade deste vaso exaurido. Acendo dois incensos, peço paz, sabedoria e paciência para suportar os próximos dias. Agradeço pelos amigos, família, amores e alunos.


0:30
- Tomo um banho relaxante, com direito a hidratação do cabelo a fim de restaurar essa nova imagem minha que me trouxe aceitação e orgulho. Bebo uma taça de vinho para acompanhar, tudo orquestrado pela trilha sonora de Les Misérables.

1:15 - Uma vontade de me comunicar, de ter a palavra de alguém... para me distrair. Encontro o episódio 13 de How to get away with murder, e um plot twist encerra a segunda hora do sabatismo. Hora de me deitar!


6:30
- Me levanto após quatro horas e meia de sono em plenitude de energia. Após tantos meses, consigo ver o nascer do sol na piscina. Essa que está fechada devido à quarentena, também à espera de que um dia as zorras estejam de volta em suas águas!


7:00
- Ligo a cafeteira, e aprecio por poucos instantes o café da manhã que me aguarda. De Fábio para Fábio. Carpe diem. Está só começando. Carolinas salgadas e doces, café.

7:30 - Enfim leio a última parte de 'O castelo dos pirineus'. Fico um pouco abalado com o plot twist final, confesso que não esperava. Mais uma vez Gaarder traz filosofia de uma forma leve, e finalmente romântica, em uma narrativa que beira uma conversa dos lados racional e emocional do Fábio, esses em constante conflito, mas eterno amor.

8:10 - Assisto ao episódio 11 de Clone Wars... e enfim a lentidão e vaguidão da prometida temporada chega a um fan service digno da Disney e um grande sentimento de que alguém fez o dever de casa conectando com o Episódio 3 e Rebels.


9:00 - A minha válvula de escape dos domingos retorna, e estou novamente alongando com meus vizinhos trazendo minha mensagem de saúde, paz e convivío saudável. Hoje formamos uma roda, e isso me traz a tranquilidade de saber que a vida é cíclica. Aproveitei o sentimento de gratidão para reviver movimentos do kung fu, ainda que de forma desconexa com o doidivana que em mim habita.

9:45 - Passeio com meus filhos no bosque.


10:00 - Busco minha peculiar satisfação ao passar roupas. Isso sparks joy. Eis que relembro a música LOVE NEVER FAILS. Choro de saudade da infância mas estou feliz por quem sou hoje, e o quanto conquistei.

11:00 - Começo um novo livro (Sharp Objects) e vou lê-lo ao lado da piscina, meu reduto de acalento de leitura nas noites tristes de 2019. Os thrillers literários estão me cativando.


11:45 - Almoço o nhoque de ontem pois não quero passar tempo cozinhando. Essa se tornou uma atividade que fazia de rotina. Hoje é dia de relaxar, 'bora relaxar'. As últimas carolinas são a sobremesa.


12:00 - Cochilo após o almoço deitado no chão com meus filhos.


12:40 - Estendo roupas que estavam lavando desde cedo no escritório para deixar meu local de labuta e sapiência perfumado ao final do sabatismo. Uma taça de vinho me acompanha.


13:00 - Jogo Pokémon Shield e me recordo do êxtase de seu lançamento mundial, estando eu entre as primeiras pessoas a jogar. Estou treinando meu time de Eeveelutions. Cliché? Sim.

13:50 - Fico em dúvida sobre qual filme começaria a ver... e então minha mente projeta a voz do meu aluno-amigo: 'Democracia em Vertigem'... e em poucos minutos eu estou debulhado em lágrimas ouvindo uma narração sobre uma história de tortura. Será que você é capaz de esquecer um pouco o nome e a imagem da pessoa, e vê-la apenas como humana?


14:55 - Uma pausa fez-se necessária durante o discurso do facínora que não deve ser nomeado. Faço bom uso do meu direito de silenciar essa pessoa... e vou ao bosque tomar um ar, um banho de sol, derramar algumas lágrimas enquanto me hidrato com mais vinho durante a trilha sonora: 'músicas que me fazem chorar (e sempre cumprem seu papel)'

15:45 - Filme retomado! Várias outras lágrimas derramadas até os créditos subirem na tela, e a certeza de que eu vou continuar lutando para mudar esse país através do ensino e a motivação. A luta continua, sempre! A democracia vai voltar!


16:30 - Ânimos à flor da pele, hora de mudar para outro plano, transcendendo através da música e buscando de olhos fechados ver o rosto novamente da Dona Lydia. Tento ouvir sua voz registrada nas memórias, nossa última conversa em sua casa com a frase: 'Olha essa flor linda. Me deram de presente, e eu amei, guardo no meu quarto'.

17:00 - Fortalecido pelo piano e ao mesmo tempo leve e amado através das lembranças, embarco em um dos melhores banhos do ano. Hoje vou usar meu melhor perfume. Por que? Porque estou vivendo o dia para mim, comigo. Eu mereço.


17:30 - Cirurgia de emergência: salvar um bambu da sorte que não cabia mais no vaso. Afinal, há sempre o momento em que nossas roupas não nos vestem mais e o ninho que fica pequeno para o filhote.


17:50 - Decisão de última hora, ver o pôr-do-sol no melhor lugar da cidade: na estrada. Carro ligado após tantos dias, um trajeto curto, e então estou lendo os capítulos até chegar ao sexto, onde é explicado o gosto do pequeno príncipe pelo pôr-do-sol. Lágrimas em falta, senti um vazio estranho dentro de mim. Não era fome. Minhas orelhas de raposa me dizem que estou cativo. E eu cativo. E cativado.




18:30 - Tem rolê no sabatismo da quarentena? Tem, sim senhor. Como lanche dentro do carro, um regalo por eu ter sido um homem forte nesse dia tão intenso de reflexão (e por não pirar nem ceder). Agora, me dou o direito de deitar no sofá e bater um papo com meus filhos.


19:15 - De repente lembro da minha rede e como eu gostava de passar um tempo deitado nela pensando num total de zero coisas. 'Muito que bem', encontro um novo meio de colocá-la sem precisar tirar o carro, e como nas noites de inverno de 2019, me recolho envolto numa coberta, fecho os olhos, e visualizo as faces daqueles que amo. Obrigado por estarem comigo. 'Please be with me'

20:30 - Desperto, e preciso encontrar uma distração para as 3h30 que me restam. Assisto a mais um episódio de Toy Boy. Sim, estou vivendo plenamente a aleatoriedade do meu ser, aproveitando o término do episódio para dançar os ritmos mais variados, de Calypso a Victor Kinjo, passando por Dua Lipa, Rihanna, e belas doses de Reggaeton.


22:00
- Restando duas horas, decido que preciso editar esse texto, então vamos  à edição textual. Será que ainda sei escrever?


23:00
- Lavo a louça para que tudo esteja em ordem no início do sábado, o meu recomeço. O medo que me afligia nas horas que antecederam o sabatismo agora são uma vaga lembrança. Sou o mesmo, e ainda assim diferente. Uma versão  minha mais forte nesse turbilhão de metamorfoses que vivemos. Amo paçoca.

23:25 - Uma última taça de vinho em silêncio na sala.


23:50
- Uma volta pelo condomínio com poucos sons de carros e motos que ainda trafegam rumo a algum lugar, ou nenhum.

0:00 - helloworld.fabio - Conexões ligadas, as mensagens começam a chegar. Estou de volta, Obrigado por pensarem em mim! Eu lhes entrego o melhor de mim, uma vez mais.

Comments

  1. Que experiência! Adorei que você a compartilhou! Pretendo passar por essa experiência futuramente!!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

tô vivendo de tbt 02

[A rodoviária me assombra]